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5/7/2013 Substância Contaminante É Identificada Em Combustível

 

A fabricante e especialista em velas de ignição NGK constatou, após análise de material, a presença de óxido de ferro acumulado na ponta ignífera de velas de diversas regiões do Brasil. Mesmo o ferro não sendo um dos componentes da gasolina produzida no Brasil foi confirmado que a origem do contaminante avermelhado presente nas peças vem do combustível.

A presença deste material levanta a possibilidade das contaminações terem ocorrido pelo uso de algum aditivo não homologado (o produto é conhecido por aumentar a octanagem do combustível).

Este contaminante já foi verificado anteriormente pela NGK do Japão, em países como China e Rússia. Quando depositado nas velas de ignição,  este material causa falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de aumento do nível de emissões de poluentes, aumento considerável no consumo de combustível e, consequentemente, a perda de potência do veículo. O óxido de ferro também pode se acumular  nos sensores de oxigênio e no catalisador, gerando falhas nestes itens.

Análise

Apresença deste componente na gasolina foi confirmada pela análise contratadapela NGK junto ao Centro Tecnológico de Controle de Qualidade, a Falcão Bauer.A NGK do Brasil já verificou, por meio de informações em seu SAC, efeitos docontaminante ferroso em veículos utilizados em diversos estados do País, comoSão Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Duranteanálise visual da ponta ignífera das velas de ignição foram detectados sinaisde fuga de corrente (flash over). Por ser condutor elétrico, a presença deferro na ponta da vela provoca a perda de isolação, reduzindo a eficiência naqueima do combustível. Como este contaminante possui um alto ponto de fusão,nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a auto limpeza dasvelas.

Pormeio de uma inspeção visual é possível identificar o acúmulo do contaminantenas velas e, nesta situação, a NGK recomenda a substituição imediata do jogo develas de ignição e a verificação do sensor de oxigênio e do catalisador, quetambém podem ser afetados. É necessário também atentar-se ao combustívelpresente no tanque, que pode ainda conter o componente.


Fonte: Jornal Novo Varejo